Por que Business Intelligence está sendo tão importante para as empresas ?

A tecnologia mudou o mundo em todos os sentidos e o meio corporativo não ficou para trás. Com o aumento do uso das soluções tecnológicas no meio empresarial, os negócios se viram obrigados a investir em plataformas digitais que auxiliassem a alcançar metas.


Como você deve imaginar, as redes sociais também têm grande parcela de responsabilidade nessas mudanças, principalmente no que é relacionado a Business Intelligence (BI). E diante de tantas possibilidades, hoje as empresas estão em busca de softwares que permitam a descoberta e utilização real dessa infinidade de dados importantes que estão disponíveis na internet, o Big Data.


Mas o que é Business Intelligence?


O conceito de Business Intelligence é um antigo conhecido do meio corporativo, já que surgiu na década de 90, e se caracteriza pelo processo de coleta, organização, análise e monitoramento de informações que ajudam os gestores das empresas a tomarem decisões importantes para o negócio de maneira mais rápida e assertiva, e assim, conseguem otimizar a rentabilidade e gerar mais oportunidades para as empresas.


Quando você se rende ao uso do Business Intelligence seu negócio pode obter diversos benefícios:


  • Permite a identificação de riscos;
  • Possibilita o planejamento corporativo mais eficiente;
  • Permite a compreensão de tendências de mercado;
  • Possibilita a criação de metas que visam o retorno dos investimentos, com o atingimento dos KPI’s;
  • Auxilia no aumento da produtividade;


Como utilizar o Business Intelligence na sua empresa?


O Business Intelligence tem muito potencial para ajudar as empresas em diversos aspectos.


Pare um pouco para imaginar, como era a criação de um relatório sem o uso da tecnologia, a trabalheira que era necessária para que os gestores tivessem ideia da situação da empresa. Recolher dados de todos os setores, reunir tudo e organizar as informações em diversos papéis, depois analisar tudo, fazer contas e previsões tentando identificar tendências e padrões.


Inacreditável, não é? E nem falamos do tempo gasto em todo esse processo e ou ainda que um pequeno erro de conta pudesse criar um relatório completamente equivocado e ineficiente.


As soluções de Business Intelligence permitem que, com apenas um clique, todo esse processo seja realizado de maneira confiável, reduzindo consideravelmente as possibilidades de erros e o tempo gasto e, dessa forma, liberar

. tempo para a realização de outras atividades mais úteis para a empresa.


Uma das características principais do Business Intelligence é a utilização de dashboards, que permitem a visualização das informações sobre a empresa de maneira clara e ampla, facilitando a tomada de decisões rápidas.


A utilização de dashboards auxilia a implementação do Management Cockpit, que é um tipo de gestão de performance que faz uso de diversos recursos gráficos para identificação de informações relevantes e  também permite a divisão dos resultados por setores, o que facilita a visualização de possíveis impactos na empresa causados por decisões em outros setores. 


Hoje em dia já existem diversas soluções em Business Intelligence que podem ser implementadas em sua empresa para facilitar a gestão e o uso das informações disponíveis na internet:


  • Power Bi


É um conjunto de ferramentas de análise de informações disponível em softwares da Microsoft como o Excel 2016, Power Bi Desktop, Power Bi Online e Power Bi Mobile. O principal objetivo dessa ferramenta é gerar relatórios dashboards com visão integral dos KPI’s e métricas importantes, permitindo o acompanhamento em tempo real. Tudo é realizado de maneira simplificada e rápida, muitas vezes com apenas um clique.


  • QlikView


É uma solução tecnológica que permite análises guiadas e orientadas ao usuário, ajudando as empresas na tomada de decisões com base em dados confiáveis. A principal característica dessa ferramenta é a descoberta de dados orientados pelos negócios permitindo a identificação de insights importantes que podem se tornar estratégias diferenciais sobre a concorrência.


  • Tableau


É um software de BI que oferece resultados imediatos, tornando muito mais fácil a criação de gráficos interativos, utilizando fontes como bancos de dados e planilhas. A função dessa ferramenta também passa por proporcionar maior agilidade e confiança nas informações resultantes e a criação de uma visão mais abrangente da empresa com a identificação de oportunidades que podem gerar mais resultado.



As novas tecnologias que surgem a cada dia têm feito das ferramentas de Business Intelligence recursos essenciais e acessíveis a todas as empresas, não apenas às multinacionais. Dessa forma a gestão empresarial precisa absorver essas informações e buscar as soluções que serão úteis à empresa, caso contrário, em breve, perderá para a concorrência que já está se adequando ao mercado e utilizando recursos de Inteligência Corporativa para se posicionar e obter melhores resultados.