Como o Business Intelligence está sendo revolucionado com o Power BI


Você deve se lembrar de que até alguns anos atrás as empresas eram obrigadas a trabalhar na base da tentativa e erro para desenvolver seus negócios. As análises eram feitas de forma manual ou com softwares que não ofereciam recursos muito úteis para a tomada de decisão, apenas reuniam os dados e o gestor era quem precisava organizar e analisar as informações.


Os softwares em geral eram caros e os relatórios somente podiam ser elaborados pela área de TI pois o processo de geração de relatórios e dashboards sempre exigia programação ou conhecimentos de Banco de Dados.


Mas a quantidade de dados e tecnologia disponível hoje em dia mudou esse cenário. Enquanto o aumento de informação tornou impossível manter a forma de administrar as empresas, a tecnologia criou recursos que hoje são essenciais para a tomada de decisões estratégicas. A tecnologia finalmente amadureceu para que possamos desfrutar plenamente do que chamamos de Business Intelligence.


O que é Business Intelligence (BI)?


Você pode entender o termo Business Intelligence, ou inteligência de negócios, como o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações importantes para a gestão empresarial. São teorias, métodos, processos e estruturas tecnológicas que conseguem transformar a enorme quantidade de dados disponíveis em informações realmente úteis para as empresas.


Os resultados mais eficientes e significativos gerados pelas tecnologias de Business Intelligence passaram a ajudar as empresas a alcançar metas e promover o crescimento sustentável.


Como você pode imaginar, todas as empresas podem ser beneficiadas com as soluções tecnológicas da BI, como o auxílio na tomada de decisões estratégicas, aumento da produtividade e organização do trabalho, redução de custos, eliminação de retrabalho e mais recentemente na análise de BigData e na Análise Preditiva que é prever que algo vai acontecer e poder agir para que aquilo não aconteça se a previsão for de algo ruim, como uma queda de vendas, ou se efetive se  estiver previsto algo bom, como um aumento de receita.


A principal função da Business Intelligence é fornecer informações precisas quando for necessário. Mas as inovações tecnológicas exigem que a BI esteja sempre em processo de atualização e constante reinvenção, assim como o mundo a nossa volta.


Como as análises “self-service” estão modificando a Tecnologia da Informação


Hoje em dia as decisões de aquisição de tecnologia feitas pelas empresas estão sendo tomadas muito mais visando o crescimento dos negócios do que o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.


Essa é uma consequência da mudança causada pelo acesso mais facilitado às soluções com baixo custo de investimento e pela obrigação sentida pelas empresas em conseguir vantagens competitivas sobre a concorrência.


Você já deve ter percebido que muitas empresas, líderes de mercado na área, vêm lançando produtos self-service de Business Intelligence, entre elas a Microsoft com o Power BI, que possui capacidade de linguagem natural e preço acessível.


Antes das ferramentas self-service, os departamentos que precisavam obter insights sobre o seu negócio criavam planilhas para analisar as informações no Excel em cenários que muitas vezes eram muito complexos para a capacidade de processamento o que deixava tudo muito lento.


As ferramentas self-service BI existem para o autoatendimento de solicitações, ou seja, para que as próprias empresas consigam obter prontamente respostas às perguntas realizadas e dar maior agilidade ao processo de tomada de decisões estratégicas.


Você já deve estar imaginando como seria essa mudança na sua empresa, certo?


Power BI


O Power Bi é um conjunto de ferramentas avançadas de análise de informações e dados que pode ser encontrado no Excel 2016, Power BI Desktop, Power Bi Online e Power BI Mobile, alguns deles disponível através de assinatura mensal. O objetivo essencial dessas ferramentas é gerar relatórios dashboards com visão 360° dos KPIs e métricas mais importantes, com atualização em tempo real e acessíveis através de qualquer dispositivo eletrônico (smartphone, tablets, computadores, etc).

powerbi


Os recursos disponíveis nas ferramentas Power BI, da Microsoft, permitem que você tenha uma maior interação com os dados e possibilitam a criação de demonstrativos mais eficientes com as informações apresentadas, de maneira fácil e rápida, muitas vezes com apenas um clique, facilitando a implementação da cultura de Business Intelligence nas empresas que o utilizam.


Para você ter ideia, o Power Bi possui compatibilidade com mais de 60 conexões entre muitas outras, o que facilita a integração entre as atividades e informações, entre as principiais conexões nativas estão:


  • Bancos de dados SQL Server
  • Google Analytics
  • Salesforce
  • Mailchimp
  • SharePoint



As ferramentas do Power Bi apresentam grande revolução de conceitos sobre os relatórios e dashboards e podem ser utilizadas em diferentes cargos e áreas de atuação da sua empresa, como Marketing, Engenharia, Finanças, Comercial, Administração, Tecnologia da Informação, entre outros como por exemplo:


  • Acompanhamento das On-line das Vendas
  • Monitoramento dos acessos ao site e redes sociais
  • Visualização em tempo real da produção
  • Forecast de Vendas x Compras com análise de ruptura de estoque.
  • Previsão de Vendas ou perda de clientes
  • Análises de desempenho da empresa x mercado
  • Estudo de performance por categoria de produtos ou serviços.
  • Medição do SLA dos serviços prestados por TI



Além disso, facilitam a implementação do management cockpit, um tipo de gestão de performance que faz uso de recursos gráficos para identificar os dados e informações relevantes para o seu negócio e permitem a divisão de resultados por setores, para facilitar a visualização do impacto de cada resultado na sua empresa.


A principal vantagem do management cockpit é a possibilidade de fazer simulações e mudanças que reduzem os impactos causados por uma decisão antes que você a tome efetivamente, e assim, garantir as boas estratégias para a sua empresa, com decisões mais rápidas e assertivas.


Esses recursos tecnológicos possibilitam o aumento da competitividade entre a sua empresa e as demais e permitem também a realização de análises mais confiáveis, para garantir a melhor administração do seu negócio.  


E você já pensou como o Power BI e Business Intelligence pode ser aplicado ao seu negócio?  Comece a experimentar hoje mesmo. A versão mais simples do Power BI é gratuita e você pode baixa-la aqui:


https://powerbi.microsoft.com/pt-br/get-started/