As novidades do Excel 2016 que você vai adorar

As novidades do Excel 2016 que você vai adorar


Você é uma daquelas pessoas que sentem calafrios só de ouvir falar em Excel? Se sim, saiba que não está sozinho. Existem muitas pessoas nessa mesma situação.


É muito comum que a maioria dos profissionais tenha receio ao utilizar planilhas, pois elas realmente parecem complicadas com todas aquelas fórmulas aparentemente indecifráveis. Mas não precisa ser assim.


O Excel é uma ferramenta fantástica que pode ajudar todo mundo, até mesmo quem não trabalha com números. É preciso que você tenha apenas um pouco de empenho para vencer a barreira inicial e conhecer a ferramenta um pouco mais a fundo.


Para que serve o Excel?


Vamos começar pelo básico. Com certeza alguma vez na vida você já tentou usar o Excel e se deparou com aquele ambiente pouco amigável (tudo bem, concordamos com isso!), e nem soube por onde começar. O Excel é um software da Microsoft, muito utilizado no mundo inteiro, que faz operações financeiras e contabilísticas através da criação de planilhas.


O Excel pode ser usado para inúmeras funções, mas as principais são:


·       Cálculos simples e complexos

·       Lista de dados

·       Relatórios e gráficos sofisticados

·       Projeções e análises de tendências

·       Controle orçamentário

·       Controle de estoque

·       Folha de pagamento

·       Banco de dados


A primeira versão do Excel foi lançada em 1985 para o sistema Macintosh e em 1987 para o sistema Windows.


Excel 2016


Mas nesse mundo altamente tecnológico a Microsoft não ficou parada e desde o lançamento inicial já apresentou diversas versões atualizadas. A última versão é a Excel 2016 que trouxe ainda mais recursos e melhorias capazes de aumentar consideravelmente a produtividade dos usuários. Vamos conhecê-las?


1.     Gravação em nuvem


A gravação em nuvem permite que você compartilhe com outra pessoa o trabalho de uma mesma planilha. Essa integração é realizada através do OneDrive e também beneficia outras ferramentas como o Word e PowerPoint.


2.     Novos gráficos aprimorados


Essa talvez seja uma das mudanças mais significativas que o Excel 2016 trouxe. Diversos gráficos foram aprimorados tornando sua criação automática por processos nativos, entre eles:


  • Hierarquia ou Treemap: Um dos gráficos mais complexos das versões anteriores que exigia muito trabalho. Esse gráfico apresenta os dados por categorias. É como se fosse um gráfico dentro do outro.
  • Gráfico Solar: É um tipo de gráfico de hierarquia.
  • Gráfico de Combinação: utiliza dois tipos de gráficos com diferentes eixos e assim conseguem representar unidades distintas.
  • Gráfico de Cascata: esse gráfico pode ser utilizado para representar a evolução de dados durante um determinado período. Com ele você consegue diferenciar por cores momentos de crescimento ou queda.
  • Histograma: Esse gráfico realiza um estudo da distribuição dos dados e contabiliza as ocorrências de cada classe.
  • Diagrama de Pareto: Pode ser utilizado para destacar as informações que contribuem mais para o total de uma lista.
  • Box Plot: Demonstra a distribuição de dados por quartis, informando os valores mínimos e máximos. Para você entender a grande mudança, esse gráfico é extremamente complexo de ser criado nas versões anteriores, mas na versão Excel 2016 pode ser feito com um único clique. 


3.     Planilha de previsão


Essa é outra das principais melhorias que você irá encontrar no Excel 2016. As versões anteriores não ofereciam esse recurso de previsão de dados, sendo que para criar uma previsão era preciso fazer tudo de forma manual. O trabalho até poderia ser realizado, mas demandava tanto trabalho que muitas vezes acabava sendo deixado de lado.


A função planilha de previsão agora utiliza métodos de estatística para criar previsões com base em uma lista de dados e apresenta como resultado três previsões: a de melhor resultado, médio e pior resultado. E tudo com apenas um clique. Bem mais fácil, não é?


4.     O que deseja fazer?


Foi inserida a funcionalidade “o que deseja fazer” nessa versão do Excel 2016 e isso vai ajudar muito você que fica perdido quando precisa criar alguma fórmula ou relatório. Com uma simples pesquisa você consegue acessar as diversas funcionalidades da ferramenta de maneira muito mais rápida, localizando prontamente o recurso desejado.


No campo de pesquisa você precisa apenas digitar o que pretende fazer e surgirão diversas possibilidades e sugestões de recursos para escolher.


5.     Melhor integração com VBA


VBA (Virtual Basic for Applications) é uma ferramenta que pode ser integrada ao Excel 2016 para permitir mais opções de controle e edição de uma planilha. É como se você tivesse acesso à linguagem de programação e pudesse com isso utilizar recursos diferentes e automatizar processos que os usuários comuns não têm acesso, aumentando a produtividade. O VBA te dá superpoderes em Excel.


Com todos esses novos recursos o Excel 2016 se tornou uma ferramenta ainda mais importante para o desenvolvimento de tarefas e atividades.


E você, já perdeu o receio de aprender esses novos recursos? O melhor a fazer é abrir uma nova planilha e começar a tentar entender essa ferramenta. Certamente aprender a utilizar os recursos do Excel 2016 vai ser útil para organizar suas funções e seu dia-a-dia.