Afinal, o que é Sharepoint ?

Uma Plataforma Web que estende o Office e o Windows


O Microsoft SharePoint  é uma plataforma de aplicações Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos (portal intranet ou rede social corporativa), e publicação de aplicações web.


Com o SharePoint , é possível criar soluções personalizadas para suprir necessidades específicas, fazendo com que a colaboração da sua equipe seja possível de forma fluente e intuitiva.


Por exemplo, uma ou mais pessoas podem editar um arquivo, que foi distribuído por um link para esse documento no SharePoint.


Também é possível a criação de sites personalizados para cada equipe ou departamento da empresa, com níveis de restrição de acesso manipuláveis, fazendo com que seja mais fácil encontrar uma informação quando necessário.


Alguns recursos também foram aprimorados, como o gerenciamento de múltiplos arquivos, sendo possível, por exemplo, dar o checkout em todos os arquivos ao mesmo tempo.


É possível a visualização do conteúdo que esteja no SharePoint , de modo offline. O conteúdo é automaticamente sincronizado quando o usuário se conectar a rede, ajudando em situações aonde a Internet não está disponível no momento.


O Microsoft SharePoint, oferece templates de aplicações prontas para o uso, assim como uma plataforma para a criação de soluções personalizadas para a sua empresa.


Webparts


As webparts são programas escritos em uma das linguagens de programação que seguem a Common Language Specification (CLS). Geralmente, para criar uma Webpart é necessário usar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) como o Visual Studio, que é o mais adequado.


Elas utilizam listas como banco de dados, pois já é um objeto nativo do Sharepoint. Isso possibilita melhor mobilidade e facilidade de uso nas aplicações. Tudo que é visível pelo Sharepoint é um objeto programável.