Os 7 Principais benefícios que sua empresa pode ter utilizando Sistemas em VBA

1 Extrair mais do que você já possui 


As chances são de que sua empresa já tenha o Microsoft Excel. A pergunta é:  "Quanto desse software você está aproveitando?" Se você estiver gerenciando um negócio, então você entende a importância de se certificar que seus processos internos estão funcionando de forma tão natural, fácil e eficiente quanto possível.

Seja agilizando os procedimentos, calculando dados complexos, atualizando e mantendo relatórios, todas essas coisas precisam ser levadas em consideração, porque ao olhar o quadro geral, as etapas que são tomadas podem muito bem ser simplificadas com o uso de uma solução de Excel Visual Basic Application (VBA). 


2 Melhorar os processos da sua empresa


Para transformar uma planilha em um sistema VBA será necessário entender todo o processo operacional que é feito, posso assegurar que durante os levantamentos de informações sobre os processos são descobertos passos que não servem para nada, dados que não são consumidos por ninguém ou várias etapas de processamento e cálculo que podem ser simplificadas ou já estão disponíveis em outros sistemas.

Ao fazer isso o processo é redesenhado de uma forma muito mais enxuta, e a operação é simplificada para reduzir a curva de aprendizagem sobre o processo e para melhorar a segurança dos dados e precisão dos resultados.



3 Democratizar o acesso à informação


Você poderá acessar as informações que você precisa, e fazer o processo, mesmo que a pessoa que antes era o único que sabia criar a planilha esteja de férias. Você pode anabolizar sua planilha consolidando seus dados na nuvem ou gravando os dados em um banco de dados SQL SERVER ou Oracle para que ela forneça as informações mesmo que dezenas de pessoas precisem consultar os dados simultaneamente.


4 Reduzir a quantidade de horas da sua equipe em tarefas operacionais


Um aplicativo VBA tem o poder de trazer automação para seus procedimentos comerciais. Isso mesmo, é como se você trocasse grande parte do trabalho de um humano por um robô. Se um processo não depende da decisão de um humano, ele pode ser inteiramente automatizado.

Como é uma solução quase sempre voltada para automatizar o trabalho de alguém, o VBA pode facilmente reduzir o tempo de uma tarefa de dias para minutos. Isso significa uma redução de 99% de horas de trabalho operacional.  O analista que gastava dias para fazer um relatório na qual dependeria do resultado para tomar uma decisão que geralmente era feita as pressas, vai ter mais tempo para tomar a decisão e trabalhar em criação de simulação de novos cenários como se comprar agora, se comprar depois, se o dólar subir, se o dólar descer. Ou seja você aproveita o humano para fazer o que somente o humano pode fazer e aquilo que a máquina faz melhor que o humano você deixa a cargo da máquina.


5 Aumentar a Flexibilidade do seu Negócio


Hoje as coisas estão mudando em uma velocidade frenética. Então aquilo que era importante para um software resolver pode ser rapidamente desconstruído por uma mudança na legislação ou na mentalidade do consumidor ou por uma nova tecnologia que afeta o seu negócio. Como o VBA não tem todas as amarras de um software ele é um sistema mais fácil de ser ajustado a um custo muito mais baixo do que se é um software web por exemplo que depende de servidores, integrações, etc.


6 Responder aos desafios com o melhor Time to Market


Às vezes você não terá tempo para criar um software e nem verba para comprar um pronto, ou as vezes nem exista um software pronto para atender a uma nova necessidade do mercado. Por exemplo os bancos, eles possuem sistemas superpoderosos para negociar operações, mas quando o governo lança uma nova modalidade de crédito, não há tempo para criar um sistema para gerenciar este novo tipo de operação, e criar um sistema que levará milhares de horas de desenvolvimento para uma operação que o banco simplesmente não sabe ao certo quanto será o seu retorno é uma aposta ruim. Então a maior parte dos bancos começa a negociar o novo produto, registrando todas as informações específicas em uma planilha. No seu negócio é importante respeitar o Time to Market pois uma oportunidade boa hoje pode ser ruim depois de 12 meses e muitas vezes ser o primeiro conta com fator de destaque.

Acontece que manter manualmente a planilha é algo que vai se tornando um pesadelo quando o volume cresce. Então há um ponto que é o ideal para o VBA que é quando está difícil de mais para um humano fazer mais ainda é pouco para justificar a criação de um software.


7 Baixo Custo para Criar e manter seu sistema


Desenvolver no excel ou Access é muito mais simples que fazer um software. Depois de pronto para funcionar basta colocar a planilha na máquina do usuário e pronto, não requer infra especial, não requer e pode ser depurado. Ou seja, houve um erro o analista pode ver o ponto do código onde ocorreu o problema e ajusta-lo.


É uma programação bem mais limitada, mas o que é possível fazer já atende a muitos dos desafios secundários das empresas. Então é um ótimo custo benefício.